Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Trogloditas do Terceiro Milênio

"Prefiro a paz mais injusta do que a mais justa das guerras" (Cícero)

01. Há toda uma movimentação de tropas americanas rumo à guerra. O conflito é iminente — e o sentimento dos cidadãos norte-americanos é o de justiçar os autores intelectuais dos atentados do WTC e do Pentágono. O Serviço de Inteligência diz saber quem é a figura e os fuzileiros e caças americanos vão atrás da sua captura (vivo ou morto, como disse o presidente Bush), custe o que custar.

02. Queiramos ou não são indícios tenebrosos da propalada Terceira Guerra que pode dividir o mundo em duas partes, Oriente e Ocidente, assim como pode destrui-lo dado o arsenal de armas químicas, biológicas, atômicas…

03. Fica difícil para o pessoal da minha geração entender com clareza o que está acontecendo. O slogan Paz e Amor, que tanto cantávamos nos anos 70, acabou banalizado em roquizinho chinfrim e xaroposas baladas. A busca da solidariedade por um mundo melhor perdeu o sentido quando nos engravatamos e passamos a atender um deus único chamado Mercado. Ficamos insensíveis a uma pancada de coisas erradas que se sucederam ao nosso redor e pelo mundo afora. Coisas que sabíamos manter distante do nosso mundinho ideal, repleto de shoppings-centers e viagens à Miami para comprar berloques eletrônicos.

04. No tal mundo globalizado, a miséria e a fome de milhões sempre foi apenas um detalhe que, para ser bem sincero mesmo, nos comove e só. Não nos diz respeito. Os governos que tratem de dar um jeito nisso, pois é função e obrigação deles.

05. É como se a gente que tinha uma postura crítica, além de uma velha calça azul e desbotada, passasse a acreditar em Papai Noel. A gente nunca acreditou no tal Poder constituído como caímos nessa esparela de que eles-olham-por-nós? Uma trágica sandice que hoje nos coloca no olho do mais terrível dos furacões.

06. Apesar das novas tecnologias e de todos os avanços, o homem não consegue se livrar da lei do olho-por-olho e dente-por-dente… Ou seja, continuamos o mesmo troglodita da época das cavernas. Muito pior, talvez…