Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A Capela e nós…

"A verdade é filha do Tempo, não da Autoridade" (Galileu Galilei)

01. Tudo está bem quando termina bem. Os paroquianos da Vila Monumento puderam comemorar ontem a reabertura da Capela de Santa Luzia inteiramente restaurada e preparada para viver um novo tempo. Foi uma vitória da Cidadania (e me permita grafar a palavra em letra maiúscula), dos moradores que se reuniram e lutaram pela preservação de um patrimônio com mais de 70 anos de existência. Que, de uma forma ou de outra, esteve presente na construção da Vila que hoje conhecemos…

02. Nós de Gazeta do Ipiranga estamos felizes por ter contribuído, ainda que modestamente, com a solução final do caso. Em 16 de junho, publicamos a primeira matéria sobre a indignação dos moradores, pois a Capela estava ameaçada de desaparecer pela construção do hipermercado Sé no amplo terreno que existe ao redor.

03. A partir de então, o movimento pró-preservação ganhou força. E, se já contava com o apoio do vereador Domingos Dissei e de lideranças da região (inclusive o Hirota Supermercados que vai continuar apoiando os trabalhos comunitários), alastrou-se rapidamente, se instalou o processo de tombamento e a Capela pôde ser preservada para a felicidade geral de toda a Vila.

04. O Supermercados Sé, que pertence ao grupo português Jerônimo Martins, foi sensível às solicitações — e a própria empresa responsabilizou-se pela reforma da Capela que ontem foi entregue à comunidade. A união de todos, inclusive de concorrentes. Eis um belo exemplo que comprova a fórmula de participação social que todos devemos ter. E que prioriza o respeito à causa pública, antes de qualquer outro interesses.