Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Os amigos do Rei…

"O povo brasileiro precisa acordar. Como eleger pessoas que lutam contra o seu futuro?" (Barbosa Lima Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, que faleceu domingo, no Rio de Janeiro, aos 103 anos)

01. Com um frio desses, meu velho pai, se vivo fosse, não dispensaria nem para dormir a descorada boina que o deixava ainda mais parecido com os oriundi do início do século. Aliás, ele, que era um atarantado adhemarista, certamente estaria a repetir, vendo as estropolias de FHC & trupe infernal, que o País precisa mesmo de um gerente para colocar as coisas em ordem…

02. A bem da verdade, sejamos práticos, tudo o que o pessoal do Planalto não quer é exatamente colocar as coisas em ordem. Quem puxar o fio desse novelo vai dar de cara com o emaranhado de escândalos, tráfico de influências, comissões e subcomissões. Todos querem se locupletar em espécies (como dizem eufemisticamente) ou mesmo que seja com as benesses e o verniz que generosamente o Poder oferece aos amigos do Rei — saiba ele o que está ocorrendo nos corredores de seu castelo ou não.

03. Olha que a fuzarca anda comendo solta por ali. O caso Sivam, logo no início do primeiro governo, quem se lembra? E a bela fábula da compra do voto de congressistas para que passasse a emenda da reeleição, que envolveu o falecido ministro Sérgio Motta? E os casos da privatização das teles, do Banco Central, das Ilhas Cayman, das verbas liberadas por Eduardo Jorge para o juiz Lalau e outros menos cotados…

04. Como me arrependo de não ouvir os conselhos do meu velho pai. Especialmente aquele que deu, ainda nos idos de 94, quando FHC era apenas um forte candidato a Presidência e todos ao redor garantiam que nome melhor para o cargo não poderia existir… Não sei por quê? Mas, acho que a fase não anda para Fernando, presidente. O velho Aldo, meu saudoso pai, sabia tudo…

Enfim, uma boa notícia. A UniFAI vem aí. Datado de 6 de julho, decreto presidencial credencia pelo prazo de três anos, o Centro Universitário Assunção, por transformação das Faculdades Associadas do Ipiranga, mantidas pelo Instituto Educacional Seminário Paulopolitano, todos com sede na cidade de São Paulo. Novos cursos já estão confirmados. Direito, Psicologia, Turismo e Arquitetura, entre eles. Parabéns ao monsenhor Roxo e aos seus diletos colaboradores…