Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A essência de tudo

Dona Yolanda continua indignada.

Tem lá suas razões.

(Mãe tem sempre razão, então nem ouso discordar.)

Diz que eu transformei nossa conversa de ontem em “historinha” – o os tais cinco ou seis leitores que eu apregoo ter podem ficar com uma impressão errada do que ela disse.

Como jornalista, ela me acusa de só olhar a superfície das coisas, o aspecto mais imediatista da notícia, esquecendo a essência de tudo.

E o que é a essência de tudo, pergunto.

“A essência de tudo, filho, é a simplicidade. O que nem sempre é visível no primeiro momento”.

Ela explica:

— Quem chega à minha idade com saúde, qualquer gesto, qualquer ato é uma festa, uma conquista. Receber a atenção dos filhos e dos netos, colecionar bisnetos, estar juntos dos seus. Ir à padaria, ao açougue… Ao supermercado, então, equivale a uma ida ao shopping center para os mais jovens. São nesses lugares, nas filas, que encontramos os conhecidos, batemos papo, dizemos olá, como vai. Recebemos o carinho das moças que nos atendem e que perguntam como está a nossa saúde, a nossa pressão, se estamos felizes. Esses pequenos cuidados e atenção enchem de alegria o nosso dia.

Para Dona Yolanda, os idosos chegam cedo, antes do banco abrir, e formam aquelas imensas filas, para serem atendidos logo. Certo? Também, mas não só. Faz parte da rotina de vida dos aposentados o rito da conversa. Além de degustarem o passar do tempo, são nessas rodas que se discute de tudo e mais um pouco. Quando se fazem presentes com seus pitacos nas decisões desse tal mundo que agora chamamos de global.

— Eu sei que banco já não é um lugar dos mais seguros. Agora, vocês deixam a coisa ainda mais perigosa quando ficam anunciando e anunciando que a primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados estará disponível em setembro.

E conclui:

– Vocês, jornalistas, nem deviam gastar tanto tempo com isso. Deviam, sim, cobrar o governo para aumentar o nosso benefício. Até porque o que ganhamos é uma merreca que nem vale tanto estardalhaço…