Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Alexandre

Repasso a vocês texto que recebo do amigo Gera, dos idos tempos da Escola de Comunicação e Artes da USP:

O 17 de março de 1973 foi um dia triste para toda a Universidade de São Paulo.

Naquele dia, o estudante Alexandre Vanucchi Leme, aluno do quarto ano da Faculdade de Geologia, então com 22 anos, foi assassinado pelos órgãos da repressão.

À comoção seguiu-se, treze dias depois, uma missa na Catedral da Sé, celebrada por D. Paulo Evaristo Arns, recém-nomeado cardeal arcebispo de São Paulo, em memória a Alexandre.

Foi um dia tenso, com a polícia cercando a Praça da Sé e dificultando a ida dos interessados à missa. Muitos colegas da nossa turma da ECA conseguiram furar o bloqueio e assistir ao ato religioso, que lotou a igreja e ocorreu sem qualquer incidente.

O cantor e compositor Sérgio Ricardo, convidado para o ato, cantou Calabouço, música que falava de outro estudante, Edson Luís de Lima Souto, morto em 1968, no Rio de Janeiro, durante um protesto contra o preço da comida no restaurante estudantil Calabouço.

***

Nesta semana, houve série de eventos em reverencia à memória de Alexandre – inclusive, na sexta, dia 15, na mesma Catedral da Sé, foi celebrada missa pelos 40 anos do trágico acontecimento.

Em ato realizado na Faculdade de Geologia, Alexandre Vanucchi Leme foi reconhecido como anistiado post mortem pela Comissão de Anistia.

Mais de 40 entidades participaram da organização desta homenagem.