Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Clementina

“Ao encarar a tarefa de escrever a biografia de Clementina de Jesus, a malungada que fez este trabalho acabou traçando um riquíssimo painel da história da música popular brasileira de origem africana no século XX. Mais do que contar a vida fascinante de Clementina, o que temos aqui é um minucioso relato que acerta em cheio ao cruzar a vida da biografada com a conjuntura em que essa trajetória foi traçada. A lição das grandes biografias foi cumprida com competência: as circunstâncias iluminam a vida de Quelé, e a vida da mãe do canto ancestral ilumina as circunstâncias. ”

*Luiz Antônio Simas, escritor e historiador, sobre o livro “Quelé, a voz da cor – Biografia de Clementina de Jesus”, lançado ontem no auditório Sigma, da Universidade Metodista de São Paulo.

Seus autores – Felipe Castro, Janaína Marquesini, Luana Costa e Raquel Munhoz – formaram-se em Jornalismo nesta Universidade, em 2011 e, na ocasião, apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso o livrorreportagem “Quelé, a voz da cor”, com orientação do professor Herom Vargas. A realização deste projeto, aprovado em banca com nota 10 e posteriormente premiado em diversas instâncias da Academia, deu origem à obra, ampliada e revisada, com publicação pelo selo ‘Civilização Brasileira’.

Parabéns aos autores!