Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Em defesa da democracia

*Por José Salvador Faro

Prezados colegas, alunos e ex-alunos,

Tomo a liberdade de enviar esta mensagem a vocês em razão da gravidade que a conjuntura política brasileira adquiriu com a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Estou convencido de que a iniciativa tomada pelo deputado Eduardo Cunha, por razões que já foram suficientemente informadas pela imprensa, é na verdade parte de uma articulação conservadora e golpista cujo objetivo é afastar do Estado brasileiro projetos políticos comprometidos com a justiça social, com o respeito à diversidade cultural e com a democracia, embora nem toda a mídia deixe isso claro no noticiário que divulga sobre o assunto.

Por esse motivo, na condição de cidadão e de professor, sinto-me na obrigação de manifestar a vocês minha posição em torno desse episódio de consequências gravíssimas para a sociedade brasileira.

Estou disponibilizando no meu blog (jsfaro.net) uma página intitulada Defender Dilma, Defender a Democracia na qual pretendo reunir – com a colaboração dos interessados – toda a informação que permita o maior esclarecimento possível sobre as verdadeiras motivações da abertura do processo de impeachment.

Tenho inúmeras discordâncias com o projeto de governo de Dilma Rousseff, mas há uma distância muito grande entre a saudável divergência que deve prevalecer no regime democrático e as manifestações de intolerância e autoritárias que podem nos fazer retroceder irremediavelmente a um estágio primário de sociabilidade política. O Brasil não merece passar mais uma vez por isso.

Naturalmente, não é necessário enfatizar o meu respeito por todo o pensamento divergente do meu, como vocês sempre testemunharam, mas peço a todos aqueles que concordam com esta iniciativa que a divulguem em suas listas e redes.

Um abraço
Faro

*O professor José Salvador Faro é historiador, com doutorado em Comunicação Social. É professor da Universidade Metodista de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.