Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Escova e o futebol canarinho

Por telefone, o amigo Escova me faz uma provocação: ele quer que eu liste os dez maiores clássicos do futebol varzeano da cidade São Paulo.

De onde ele tirou essa ideia – pergunto,

E ele me dá dois motivos:

1 – animar nosso bate-papo na manhã deste sábado em um boteco qualquer do velho Sacomã, e assim escapar de comentar o triste noticiário que aflige o mundo neste doído início de 2015 e…

2 – por em xeque meus conhecimentos futebolísticos ‘verdadeiros’ já que ano passado orientei um livrorreportagem sobre os 10 maiores clássicos do futebol internacional (vide post de 22/12/2014), feito por formandos de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

Em seus áureos tempos, Escova foi um grande repórter. De olhar atento ao cotidiano da gente brasileira – especialmente os mais humildes. Além de incansável defensor das nossas mais legítimas manifestações culturais.
Para ele, o futebol de várzea é a essência do futebol brasileiro.

— Quando a várzea começa a desaparecer, fruto da especulação imobiliária e de todas as modernidades que aí estão, fomos nos igualando ao resto do mundo. Em nossos dois últimos títulos, 94 e 2002, éramos o melhor dos iguais. Agora, nem isso somos.

Leio nos jornais de hoje (e comento com o amigo) que o novo-velho técnico do Corinthians, o Tite, está aplicando os conceitos que Ancelloti utiliza no Real Madrid na formatação do novo Timão.

– Não acho isso ruim, diz Escova. – Mas, não acho bom. Afinal, o Sheik não é o Cristiano Ronaldo. E é nesse ‘recorta e cola’ dos tais sistemas táticos que nosso futebol se afunda mais e mais.

As observações do Escova sempre me divertem. Vão na contramão do politicamente correto.

É bom que alguém tenha um olhar diferente.

Desligo, anunciando que vou preparar minha lista.

Vou antecipá-la aos meus queridos cinco ou seis fiéis leitores.

Os jogos:

1 – Búfalo da Mooca x. Botafogo da Vila Alpina
2 – República x Santos do Cambuci
3 – Estrela do IAPI x Mocidade da Várzea do Glicério
4 – Nadir Fernandes x Nitro Qímica
5 – Sereno da Bela Vista x Can Can
6 – Sinclair x Estrela do Ipiranga
7 – União Mútua x Bahia da Vila Carioca
8 – Portuguesinha do Sacomã x Flor de São João Clímaco
9 – Parque da Mooca x Estrela da Vila Maria
10 – Atlantic x 1º de Maio

Não tenho a menor convicção da minha escolha. Quem quiser pode palpitar. Preferencialmente, aqueles com mais de 50, estes, sim, viveram o chamado esplendor da várzea e do futebol canarinho.