Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Futebol em debate

Participei hoje, como examinador convidado, da banca avaliadora do trabalho de conclusão do curso de jornalismo, aqui na Universidade Metodista do Estado de São Paulo. O estudante William Truppel defendeu a monografia “A Cobertura do Futebol nos Jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo”, que escreveu sob a orientação da Profa. Dra. Verônica Aravena Cortez.

A partir da cobertura da final do Campeonato Brasileiro de 2008 nos dois jornais, Truppel colocou em discussão temas fundamentais para entender o que acontece dentro e fora das quatro linhas do esporte mais popular do mundo – e que é a marca registrada do Brasil em qualquer parte do Planeta.

O futebol foi ponto de partida para reflexões sobre o esporte propriamente dito, a paixão que desperta, o jornalismo esportivo que hoje se pratica e a espetacularização da notícia. Também se destacou o futebol como instrumento de aperfeiçoamento democrático, de transformações sociais, de resgate de nossa identidade cultural, de construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Levou 10, com todos os louvores.

Só lamentei que não estavam presentes o juiz Gilmar Mendes e seus pares do Supremo Tribunal Federal que derrubaram a obrigatoriedade do diploma.

Parabéns William, é de jornalistas como você que o Brasil precisa…