Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Para não dizer que não falei do twitter

Depoimento do jornalista Milton Jung para a monografia “O twitter como nova ferramenta de jornalismo”, de Tarcízio Matheus Zanforlin, apresentada como trabalho de conclusão de curso de jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo.

— Como fonte de informação, o twitter pode ser usado de diferentes maneiras. É possível identificar temas que estão sendo discutidos pelos usuários do serviço que podem nos pautar. É um transmissor de conteúdo que emite informações para o público e sinaliza assuntos importantes que estão na mídia.

— Tenho explorado essa ferramenta nos dois sentidos. Como fonte e emissor de informação. Os resultados têm sido ótimos. Consigo atingir um público que, por diferentes razões, não está ligado na rádio naquele momento – mas, acessa a internet. Além disso, usufruo da opinião dos twitteiros para balizar a discussão no programa de rádio. Hoje, em toda a internet, há uma “jovem elite intelectual com repertório próprio”, expressão usada pelo professor de Ética da Universidade de São Paulo, Clóvis de Barros Filho. Acompanhar o movimento deste público que consome jornalismo como causa e consequência desta competência intelectual desenvolvida é importante para todos nós que trabalhamos com comunicação social.

— Faz-se pouco jornalismo no twitter. Talvez nem seja esta a intenção da maioria dos usuários. No entanto, conheço algumas experiências interessantes de entidades ou grupos de pessoas que usam este mecanismo para divulgar ideias ou chamar atenção para artigos e pesquisas publicadas na internet. Se não fazem jornalismo propriamente dito, ao menos ajudam a fazer.

— O diferencial do twitter em relação a outras ferramentas da web é a rapidez na divulgação de fatos e opiniões. Apenas o rádio consegue ser mais ágil que o twitter.

* Esclarecimento ao distinto público: ser blogueiro já é mais do que suficiente para este humilde escriba. Não tenho twitter, nem sei direito o que seja e para que e a quem serve…

* Foto: Jô Rabelo