Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A universidade e a vida real

Ninguém pediu.

Mas, desde já me apresso em lhes dar uma satisfação que, de resto, nem sei se vai lhes interessar.

Desde 28 de novembro, este modesto blog publica trechos e/ou faz comentários a partir dos temas de quase duas dezenas de bancas de trabalhos de conclusão do curso de jornalismo em que trabalhei – hora como orientador, ora como examinador – neste fim de ano.

Documentários de TV, livros de conteúdo jornalístico, monografia e até um “piloto” de jornal de Economia para a emergente classe C foram objeto de leitura, avaliação crítica e, posteriormente, destaque neste espaço.

Ontem, o blog ressaltou outro projeto acadêmico que virou livro – Autópsias do Terror – e foi lançado no início da semana na Livraria da Villa, do Shopping Higienópolis. É produto da tese de doutorado do amigo, Marcelo B. Marques Melo.

Mais do que valorizar a nova safra de jornalistas e comunicadores que vem pela aí – bem vindos, sejam –, adoto como proposta, seja como jornalista, seja como professor, a inexorável aproximação da Universidade com a vida real. É vital que a instituição reflita e trabalhe em prol da sociedade. Que os avanços da Ciência se espalhem pelos diversos segmentos sociais e os transformem em nome do bem comum.

Outro ponto que mereceu elogios por parte de meus amáveis cinco ou seis fiéis leitores foi o fato de que, em todo esse período, o blog ficou à margem do dia-a-dia dos noticiários. O que – enfatizaram eles – foi motivo de curiosidade e de alívio.