Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Do baú e da vida…

"Todas as formas para uma vida superior repousam num ideal superior" (Austregésilo)

01. Recebo o recado da leitora, com surpresa. Ela define a coluna como um
baú de frases, lembranças, trechos de músicas, comparações e outras citações que contextualizam os assuntos da semana aqui comentados.

02. Apresso-me em dizer que ainda não havia me dado conta desta, digamos, característica do Caro Leitor. Mas, não se iluda leitora, não há quaisquer superpoderes em tais artimanhas. Não há outra alternativa ao jornalista senão a de ficar atento a tudo o que ocorre ao redor. Especialmente às pessoas mais simples que, em última análise, são a essência do nosso trabalho. Para tanto, sempre que possível, estamos "armados" de caneta e bloco de anotações para não deixar escapar nada que seja interessante para o nosso leitor.

03. Quer um exemplo? Nesta semana, tomei conhecimento de um oportuno comentário do jornalista Carlos Heitor Cony sobre o primeiro mês do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e gostaria de reparti-lo com meus incautos leitores. Cony observa, com ampla razão, que vivemos um parlamentarismo disfarçado em que se destacam as atuações equilibradas de dois "primeiros-ministros": José Dirceu na área política e Palocci na administrativa. E não há demérito para o presidente Lula, responsável pela palavra final e pela imagem pública do governo. Aliás, nesse árduo trabalho, o jornalista diz que o presidente vem se saindo muito bem. E eu acrescentaria: age com cautela, exercita a prudência e valoriza o equilíbrio.

04. Ainda sobre o presidente Lula, recebi um e-mail do amigo Geraldo Peixoto (da academia Nado Livre, lembra-se?) que gostaria de transcrever aqui o final: o Lula pode não saber as minúcias dos protocolos e das sessões solenes. Mas, o brasileiro pode se orgulhar de ter um presidente que gosta de abraçar o povo.

05. Se o Peixoto, que atualmente se refugia do estresse paulistano em São Vicente, anda entusiasmado com o presidente que fez a esperança vencer o medo, quero registrar aqui também a bronca dos leitores com a prefeita Marta Suplicy. Em pleno caos provocado pela greve de ônibus por dois dias, pegou mal a notícia de que a prefeita estava em férias em Paris. Pegou mal, hein! O pessoal buzinou nos telefones da Redação e, mesmo que se tentasse argumentar que férias são direito de todos, as reclamações eram ainda mais indignadas. O prefeito tem de estar na cidade. O cargo exige dedicação plena", disse um dos leitores.

06. Ainda na pauta da semana, o pedido (que não saberia atender) para falar dessas tragédias cada vez mais absurdas que hoje freqüentam cotidianamente os noticiários. Há toda uma discussão desses temas na mídia — e concluo que essas barbaridades escapam hoje à compreensão do ser humano. Mais do que escrever algo, se pudesse pedir algo, escreveria e pediria para que todos rezassem para que o homem recuperasse a fé e o respeito no próprio homem.

07. E para que a leitora lá de cima não diga que não abri o baú nesta semana, lá vai a citação de Amado Nervo: o homem é um ser formado especialmente para crer. Quando não pode crer em Deus (por indigestão de ciência), crê em qualquer outra coisa: crê em Tabi, em um número, em um augúrio, na espuma do café… A fé em alguma coisa nos é tão necessária como a respiração".