Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Harumi

Ganhei certa notoriedade nos últimos dias.

Disse a um dos meus sobrinhos que, nos meus idos tempos de repórter na área de Cultura, cheguei a conhecer a Harumi, a ex-futura BBB, eliminada no paredão de ontem.

A meninada ficou curiosa por informações sobre a sister – e eu me senti assim um “quase” Pedro Bial. Fiz pose de apresentador descolado e contei a eles o que sabia sobre a moça.

Harumi foi assessora de Imprensa da WEA em fins dos anos 70. O Brasil era o terceiro mercado mundial em termos de negócios para a indústria fonográfica. As multinacionais do disco aportavam por aqui ávidas pelo lucro certo com que acenava aquele auspicioso momento da nossa música popular.

No comando da Warner estava o renomado André Midani, que havia sido diretor da Philips/Polygran e era o mentor dos grandes nomes do cenário musical da época.

Ele levou para Warner um supertime de cantores/compositores – entre os quais, Gilberto Gil, Raul Seixas, Benjor, Belchior e Jimmy Cliff, entre outros. Harumi cuidava da divulgação dos discos e shows dessa rapaziada – e se saía super bem.

Aliás, naqueles idos, ficou famosa a coletiva que Gil e Cliff deram à beira da piscina do Hotel Transamérica no Morumbi, em São Paulo. Iriam fazer uma turnê nacional que começaria com três shows em Sampa.

Nenhum dos dois disse nada de bombástico. O que causou toda a polêmica foi a bagana que Cliff sacou em meio ao papo com os repórteres e se pôs a fumar tranquilamente. Como se estive em uma praia erma, sob o sol da Jamaica.

Não estávamos habituados a essas ousadias. Mas, nós, os repórteres, seguramos a onda e tocamos a entrevista como se nada estivesse acontecendo.

Harumi soube tratar da situação com muita elegância.

(…)

Há alguns anos, reencontrei Harumi aqui na Universidade Metodista. Ela veio fazer uma palestra para os estudantes de Relações Públicas e ocupava a direção da área de Comunicação de uma grande empresa no Estado de São Paulo.
Não pude acompanhar o seminário, pois tinha outro compromisso. Mas, passei no auditório central para cumprimentá-la. Por alguns momentos, lembramos àqueles anos dourados “quando éramos jovens e inconsequentes”.

(…)

Não foi surpresa vê-la entre os participantes do BBB. Sabia, no entanto, que não teria vida longa por ali. Como diz o amigo Escova, “ali é espaço para os teletubbies e as fofoletes”.