Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Os rodízios e nossos bolsos. Cuidado!

01. O paulistano deve se preparar para viver uma situação inusitada a partir da próxima segunda, dia 4. Entra em vigor o rodízio de veículos do Governo do Estado, rodízio este que supostamente combate a poluição e que vai vigorar até 25 de setembro em 10 municípios da Grande São Paulo, das 7 às 20 horas. Com a permanência do rodízio municipal, aquele que supostamente racionaliza o trânsito da cidade, o incauto motorista que tentar burlar os rigores da Lei, que supostamente foi criada para nos livrar de todos os males, pode acabar recebendo, num só dia três multas. Algo em torno de 300 reais do nosso bolso terá "voado" para o saco sem fundo da receita do Governo e da Prefeitura. Ou seja, você, caro leitor, pode ser penalizado de manhã e no início da noite pelos funcionários municipais e durante todo o dia pelos fiscais estaduais. E mais: na reincidência a multa é dobrada…

02. Não importa nada se você precisa do carro para trabalhar ou para quaisquer outros afazeres, é multa para quem circular no dia em que o número da chapa estiver proibido. Não importam a razão ou a necessidade. Temos que pensar no coletivo. Ao menos é assim que falam nossos algozes, quer dizer nossas autoridades.

03. É verdade que eles nada fizeram para melhorar o transporte coletivo, que seria a alternativa sensata ao caos no trânsito que vivemos diariamente. É verdade também que desde os idos dos anos 60, com incentivo do Governo, uma maciça campanha publicitária transformou o automóvel, mais do que um meio de transporte, em simbolo de status e ascenção social. Creio que não é preciso nem dizer (mas, digo…) que, na compra de um veículo, você já paga um baita imposto (quase a metade do preço final). Depois, para fazer a lacração, vem outra cacetada — IPVA, registro, isso e aquilo. E, então, vencida todas as etapas, restam ainda alguns trocados e a doce ilusão de que o seu direito de ir e vir pelas ruas e estradas estaria assegurado…

04. Não se iluda. Só quem possui dois ou mais veículos vai trafegar tranquilamente. Os tais rodízios chegaram – e para ficar. Já há inclusive um projeto na Assembléia Legislativa para ampliação do sistema estadual no ano que vem. Desde que haja uma situação de emergência , será restringida a circulação de carro, mesmo fora do período atual (de maio a setembro). O Governo quer incluir também as regiões de Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Santos. Tudo em nome do meio ambiente, da qualidade de vida que esses tais governantes não conseguem preservar. E nós continuamos pagando por serviços que não recebemos. Mas, que a cada dia se tornam afrontosamente mais caros…