Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Sou Les Bleus desde criancinha

Posted on

Concordo que a Espanha é a favorita. Basta olhar para o que eles fizeram desde o início do torneio. Não estou tentando colocar pressão sobre Luis de la Fuente ou sua equipe. Ele sabe muito bem que se espera muito desse time espanhol. A Espanha sabe atacar muito bem, mas também sabe defender muito bem. Eles sofreram apenas um gol desde o início da competição. Isso pode resultar em uma partida espetacular entre duas equipes com muita qualidade ofensiva. Mas também somos duas equipes que sabem defender bem.

Didier Deschamps, técnico da França

Declaração e foto/ Crédito: site da FIFA

Não tenho favoritos para as semifinais da Copa do Mundo que hoje se iniciam com o jogo entre França e Espanha e seguem amanhã com Argentina e Inglaterra.

Esse Mundial está muito estranho, muito mesmo.

Tudo pode acontecer – inclusive o óbvio ululante:

A França, a que apresenta o melhor futebol ser a campeã.

Esse título – o tricampeonato – consolidaria a hegemonia do futebol mundial aos franceses, galardão que, registre-se, um dia ostentamos; nós, os brasileiros.

Além do título de 98 na célebre vitória sobre o Brasil por 3 a 0, a França foi campeão em 2018, fez a final com a Argentina em 2022 (perderam na disputa dos pênaltis) e agora…

Bem, agora vivem, os Azuis, a expectativa de uma nova final.

Allez Les Bleus!!!

Sou Les Bleus desde criancinha!

Brinco que torço pela França nesta Copa, mas é mas para não ficar de fora do giro de emoções que envolve este primeiro Mundial com 48 seleções e Trump como auxiliar do VAR (o homem interveio para cassar o cartão vermelho do jogador americano, expulso no jogo anterior. Pode isso, Arnaldo?)

Reitero que o desenrolar dos jogos foram emocionantes pela entrega de alguns países de quem nada se esperava, pelas viradas de placar nos instantes finais das partidas e pela exibição de gala de alguns dos grandes nomes do futebol hoje: Messi, Mbappé, Haaland, Jude Bellingham, Yamal e… Vozinha (pois é, quem diria, o goleiro de Cabo Verde se tornaria um dos protagonistas da Copa?), entre outros.

Em termos técnicos propriamente dito – e sem querer parecer e ser um desses abomináveis ‘zé regrinhas’ do Planeta Bola – não vi lá grandes avanços, grandes inovações.

Uma sensação que me ficou e que tentei explicar ao amigo Escova e não consegui: é que o futebol de campo está cada vez mais parecido com o futsal de idos tempos quando ainda o chamávamos pelo nome inteiro, futebol de salão.

Realço que não vejo uma partida de futsal há anos e anos. Não sei a quantas anda o esporte.

Mas, naqueles idos, era bem chatinho de se assistir.

O goleiro e os jogadores de linha ficavam tocando a bola pesada nas imediações da própria área, enquanto procuravam uma brecha para desferir o ataque e chegar ao gol adversário.

Era um toca pra lá, toca pra cá, volta a bola para o goleiro que recomeçava o roda daqui e o roda dali sem fim.

Chatinho, chatinho.

Estou vendo o futebol ir pelo mesmo caminho.

Tedioso caminho. Perde muito do improviso, da arte, da magia e encantamento.

Escova, que mora na França (a gente conversa por zap) e torce para a Espanha (não quer ser zoado pelos amigos franceses que fez por lá) diz que estou de sacanagem. Sou um inveterado provocador desde o tempos da velha redação onde trabalhávamos.

Dou de inventar cada uma! Pura balela.

Que “a Espanha tem lá seu DNA de jogar futebol” – e vai muito além do tic-taca. Isso é coisa de jornalista brasileiro que tem a mania de pôr rótulo em tudo.

Ah, futebol, futebol, que esporte estranho e… maravilhoso!

Mexe com nossas emoções mais recônditas e inexplicáveis.

Do nada, faz ‘amigos irmãos’ discutirem, no zap-zap, por nada.

Tenho certeza que no jogo de amanhã o Escova vai de Argentina – e eu, inevitável, torcerei para a Inglaterra dos Beatles e por la la la la lalalala… Hey Jude Bellingham!

TRILHA SONORA

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics