Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A aventura de editar

Participei ontem pela manhã do Mix de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Foi uma manhã bastante produtiva e agradável. Ao lado de outros professores-autores – Herom Vargas e Maria Luiza Rinaldi Hupfner – integrei o painel Lançamento de Um Livro: a Aventura de Editar, mediado pelo amigo e também professor e autor, Jorge Tarquini.

Durante quase três horas, conversamos sobre caminhos e descaminhos do mercado editorial brasileiro e de nossa experiência nesse segmento: o périplo pelas editoras, a expectativa de que os originais recebessem o almejado “aceito”, a espera pela publicação, como furar a barreira da distribuição e chegar às lojas, coisas e trolhas comuns à vida de quem pretende ver um livro seu nas mãos, enfim, do leitor.

Herom falou sobre o livro Hibridismos Musicais de Chico Science & Nação Zumbi que lançou há cerca de dois anos e é fruto de sua tese de doutorado, pela Editora Ateliê.

Malu trouxe histórias de As Rainhas do Rádio, obra publicada Editora Senac no início deste ano, que conta a trajetória de Marlene, Emilinha, Dalva, Ângela Maria, entre outras majestades, naquela que foi a chamada Época de Ouro do rádio brasileiro.

Tarquini, além de conduzir com maestria o bate-papo, ainda nos contou sobre o surpreendente sucesso de vendas que foi O Doce Veneno do Escorpião, o livro da Bruna Surfistinha que está na casa dos 300 mil exemplares e inspirou o filme que entra em cartaz em fevereiro de 2011. Tarquini foi responsável por transformar a vida da moçoila em best-seller.

Este modesto escriba falou um tantinho de como nasceu Meus Caros Amigos – Crônicas Sobre Jornalistas, Boêmios e Paixões, a coletânea de crônicas blogueiras que terá lançamento oficial no dia 4 de dezembro, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.

Desde já, fica aqui meu convite a todos e a todas.

Inclusive à Sra. Bruna e à Débora Secco, que vai representá-la nos cinemas…