Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A voz dos saraus

“Percebo que esse movimento de saraus tem sido importante para se criar uma crítica também daquilo que se pensa. Da gente dar nossas opiniões e, sobretudo, das leituras que se faz. Acho que os saraus têm tentado desenvolver o prazer da leitura”.
Felipe Choco, poeta e educador.

II.

Como um espaço de resistência/ é um sarau que alimenta/Então a gente sai daqui/ digamos/ com mais esperança/ Então tem vezes que tô na bad/ eu vi que o mundo não presta/ que a humanidade é uma bosta/ que enfim…/Tem golpe rolando na sociedade/ Aí, eu venho aqui/ e me sinto mais viva/ para diariamente/ cotidianamente/ a gente/ lutar por uma sociedade diferente. ”

Luz Ribeiro

III.

“Gozar na vida/me torna uma preta/muito perigosa/O que eu escuto sobre ser mulher/eu me recuso acreditar/Nasci mulher/me sinto mulher/e não importa/qualquer essência/qualquer temência que me defina/ (…) Não entendi/não é aqui que todos temos liberdade de expressão?/Se a luta é por igualdade… Porque tanta segregação?”

Mel Duarte, poeta e escritora

IV.

“O jovem quer chegar na rua, ele quer ter um espaço que ele se sinta à vontade, onde ele escute a música que ele gosta, seja rap, seja funk, qualquer tipo de som que esteja na periferia. Ele também quer ver um gride de pessoas que são iguais a ele e chegar aqui e ter, ouvir a poesia de uma pessoa, um cara cantando rap, outro dançando…”

Silmara Mateus, atriz e dançarina

V.

“De norte a sul/ de leste a oeste/ os pobres/as mulheres/os cabra da peste gritarão/com muito gosto/ e com muito orgulho/que agora é nóis/e depois de nóis é nóis de novo/Porque o poder/neguinho/o poder é do povo”.

Everton Siva (B-Boy)

*Falas da websérie A Voz dos Saraus, trabalho de conclusão do curso de Jornalismo apresentado ontem à banca de avaliação na Universidade Metodista de São Paulo e aprovado com no 10. Parabéns às autoras: Ana Luiza Neves, Cinthia Ferri e Vanessa Martins.