Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Histórias de vereador

Posted on

Foto: solenidade de ontem na Câmara Municipal de São Paulo/Divulgação

Deu na coluna Painel, assinada por Fábio Zanini, na Folha de S. Paulo de ontem:

“Em 1987, o então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, tentou sacar da manga uma manobra que 26 anos antes já não havia funcionado em seu favor: uma carta renúncia ao cargo.

Ele estava contrariado porque queria enviar uma mensagem de aumento do IPTU à Câmara Munciipal da capital e seu aliado, o então vereador Almir Guimarães, se opunha à medida. Em meio à divergência, ele entregou o bilhete de renúncia ao amigo.

Guimarães ficou com o papel por cerca de uma hora no bolso. “Uma batata quente”, segundo ele, que então o devolveu para Jânio e disse que caso ele quisesse renunciar, que o fizesse, mas pelas próprias mãos. Jânio continuou no posto até o fim do mandato, em dezembro do ano seguinte.”

Amigos, amigos, bastidores do Poder à parte.

Essa história o meu nobre amigo Almir Guimarães não me contou à época em que a dita-cuja ocorreu – e olhem que já éramos companheiros de longo data. Formávamos uma turma do barulho lá pelos lados do bairro do Ipiranga – ele, o Nasci, o Maurício de Castro, o Made, o Manoelino e eu.

Ou será que contou, e nem nos demos contas em meio de tantas e tamanhas que fazíamos e desfazíamos?

Pode ser.

Na verdade, o prefeito Jânio Quadros era imprevisível.

Mudava de decisão a cada instante.

Tantas fazia como desfazia que, é muito provável, nós nem sequer nos demos conta da relevância do gesto.

De qualquer forma, à luz dos anos que se passaram e dos registros da história da Capital paulistana, hoje faz todo o sentido a oportuna precaução do amigo Almir Guimarães naquela ocasião.

O depoimento do Almir faz parte do documentário “Ofício: vereador”, que foi lançado pela Câmara Municipal de São Paulo e a TV Cultura na tarde de ontem, sexta-feira (1º), no plenário da Casa.

O documentário reúne depoimentos de dezenas de ex-vereadores,concedidos ao programa “Vossa Excelência, a Memória”, apresentado pela jornalista Viviane Cezarino e veiculado pela Rede Câmara SP desde 2021

O vereador Almir Guimarães discursou em nome da Associação dos Ex-Vereadores do Estado de São Paulo (foto).

Diversos ex-vereadores participaram do evento, entre outras autoridades.

.

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *