Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

De férias na Índia…

– Oi, como vocês estão? Que bom que vieram! Dá tempo de tomar uma água e trocar de roupa? Tô suado…

– Claro, Fábio. Nós esperamos.

Dez minutos depois, e lá vem ele. Continua acelerado. Calça jeans, camiseta, por cima uma blusa xadrez aberta e um chinelo de cada cor, um azul, outro vermelho.

– Vamos começar? Do querem falar? Em que posso ajudar? Temos alguns minutos até a próxima atração.

– Ok! Vamos começar…

– Sou ansioso! Tento me controlar todos os dias para não me atropelar. Talvez a comédia seja plena quando lhe faz rir e pensar ao mesmo tempo. E isso independe da mídia.

É difícil conseguir falar quando se está perto de Fábio Porchat. Como assim? Nervoso? Medo? Não. Simples… Ele não para de falar. Engata um assunto no outro. Ficamos mais de sete minutos sem fazer uma pergunta.

Enquanto mexia no dedão do pé, Porchat lembrou:

– Uma vez o Pedro Cardoso me definiu de um jeito que acho interessante. Ele falou que eu atiro tanto para todos os lados que as pessoas não têm como me rotular.
Não sou do Porta dos Fundos, não sou da Globo…

Fábio Porchat de Assis é ator, roteirista, produtor, diretor e colunista. Descobriu que deveria viver de humor em 2002, quando era aluno de Administração e foi ao programa do Jô Soares. Lá, ele teve a oportunidade de apresentar um esquete de autoria própria baseado no seriado Os Normais.

(…)

– A primeira coisa que vocês precisam saber sobre mim: eu sou viciado em trabalho. Não existe a possibilidade de eu estar fazendo nada. Sempre dou um jeito de transformar o nada em alguma coisa que me será útil. Pelo menos para mim, diversão é trabalho, e vice-versa…

* Trecho do livro A Nova Geração do Humor, de autoria de Camila Suares e Luciana Vasconcelos, apresentado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Tive a honra de orientá-las e foram aprovadas, com distinção. Quando mandaram um whats para o Porchart para que assistisse a banca, a resposta foi lacônica: “Que pena! Não poderei ir. Gostaria muito, mas acho que não chegaria a tempo. Estou de férias na Índia.”