Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O futebol e a ferrovia

A história do futebol sempre esteve ligada à ferrovia. Em 1888, no ano em que o Brasil aboliu a escravatura, foi fundado o primeiro clube de esportes no Brasil, o São Paulo Athletic, por ingleses, incluindo o Willian Speers, superintendente da São Paulo Railway Company.

Charles Miller, o famoso brasileiro que trouxe o futebol para o país, também estava relacionado à SPR. Miller era filho de um inglês com uma brasileira e, aos sete anos, foi estudar em um colégio interno na Inglaterra. Nos horários livres, o menino jogava bola ou praticava esportes.

Quando voltou ao Brasil, em 1894, ele começou a trabalhar na primeira ferrovia de São Paulo. Em suas bagagens, mais do que experiência de um mundo novo, estavam a regra, o apito e até a chuteira daquele esporte que, décadas depois, se tornaria a paixão nacional.

Miller, então, começou a ensinar os amigos ferroviários a jogar bola.

Em 1895, eles decidiram marcar um jogo recreativo contra a Companhia de Gás, na Várzea do Tamanduateí. Os participantes daquela partida não imaginavam a importância daquele momento para o Brasil.

Ao final, os funcionários da SPR saíram vitoriosos por 3 a 2.

*Trecho do livrorreportagem Entre Trilhos (Uma viagem de histórias pelqa primeira estrada de ferro paulista, a São Paulo Railway), apresentado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. Autores: Camila Antunes, Fernanda Ferreira e Thiago Pássaro.