Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Os 10 maiores clássicos do futebol internacional

Quais são os 10 maiores clássicos internacionais?

Com esta proposta – no mínimo, sugestiva – os estudantes Felipe Leme, Gacriel Gamero, Gustavo Setti, Thomas Polistchuk e Willian Ferreira me procuraram, no início do ano, para quer eu os orientasse no trabalho de conclusão do curso de jornalismo que gostariam de realizar,

O maior desafio do livrorreportagem, desde o início, era como chegar à escolha desses dérbis – uma vez que, mundo a fora, a rivalidade entre clubes alimenta, inspira e consolida o futebol como o esporte mais popular do Planeta.

Cada um dos clássicos tem lá sua história, seus tabus, suas rixas e tradições.

Como pinçar apenas 10 para fazer o livrorreportagem “Derbi – Histórias dos dez maiores clássicos do futebol internacional”?

A solução para driblar o impasse veio nas aulas de Metodologia da Pesquisa em Comunicação. A rapaziada ouviu 70 jornalistas esportivos que opinaram sobre o tema.

O ranking ficou assim:

1 – Real Madrid x Barcelona

2 – Celtic x Rangers

3 – Boca Juniors x River Plate

4 – Fenerbahce x Galatasaray

5 – Roma x Lazio

6 – Inter x Milan

7 – Nacional x Peñarol

8 – Partizan x Estrela Vermelha

9 – Olympiacos x Panathinaicos

10 – Liverpool x Manchester United

E aí? Gostou do resultado?

Se você discorda da escolha, o último capítulo do livro oferece a chance de o próprio leitor reverter o resultado. Há uma planilha onde ele pode depositar o seu voto.

Seu voto pode ser endereçado para:

derbisinternacionais@gmail.com

Quem sabe no próprio lançamento dos agora jornalistas (foram aprovados com nota 10) não pinte lá um capítulo com o seu clássico favorito?