Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Palavra de Rei

O maior jogador de futebol de todos os tempos, o Rei Pelé, vê com naturalidade a presença da mulher nos esportes, especialmente no futebol.

Para Edson Arantes do Nascimento, esta participação é consequência natural dos diversos avanços da mulher nos diversos segmentos da sociedade. Tanto fora nas arquibancadas como dentro dos gramados, não há como impedir a inserção do outrora chamado “sexo frágil” no universo do futebol.

Em entrevistas às autoras do livrorreportagem “Invasão Bárbara – A Mulher no Planeta Futebol”, Pelé lembrou que, durante a sua carreira, era normal que sua mãe fosse aos estádios assistir aos jogos de futebol. As esposas dos colegas de Pelé em campo tinham o mesmo comportamento – e, desde àquela época, não havia nada de anormal nesse procedimento.

Em sua época, não era comum existir jogadoras de futebol. A modalidade, sim, já existia; mas de forma amadora e com pouquíssima divulgação.

Hoje a situação está longe de ser a ideal. Em muitos aspectos, porém, “melhorou consideravelmente”.

– Mesmo que não se ombreie ao que se vê no futebol masculino, há boas iniciativas também no patrocínio dos times femininos. No âmbito internacional, em países como os Estados Unidos, Suécia e outros, é quase de paridade com o futebol dos marmanjos. Talvez por aqui, com o tempo, sigamos pelo mesmo e bom caminho.

Palavra de Rei.

• De autoria de Ana Beatriz Fernandes e Rachel Fernandez, o livrorreportagem “Invasão Bárbara” foi apresentado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo na manhã de hoje na Universidade Metodista de São Paulo – e aprovado. Parabéns às jovens jornalistas!