Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Pelé. 80 anos. O Rei do Futebol – 3

Posted on
Foto: Acervo CBF
… 
(3) – Primeiro e único. A unanimidade
O pai dizia que Mazzola (o nosso José Altafini) era o melhor de todos.

Mas, tinha lá suas dúvidas.

Um amigo italiano do Velho Aldo (que ainda era jovem naquele tempo) defendia que o bom mesmo era o Valentino Mazzola, do Torino (Itália) que conquistara duas vezes o scudetto pelo clube da Lombardia e, de resto, inspirou o apelido do goleador palmeirense. Por ser loirinho e bom de bola.

Tio Toninho não concordava. Zizinho era o melhor de todos. Não era convicto na opinião, pois havia dias em que se referia a Leônidas da Silva, o Diamante Negro, como o maioral.

O tio era são-paulino, óbvio.

Seo Simeão, corintiano de poucas palavras, pai dos meus amigos Claudinho e Toninho, não queria entrar em discussão. Para ele, Luizinho, Claudio Cristóvão Pinho e Baltazar (o Cabecinha de Ouro) eram imbatíveis. Se bem que o Rafael Chiarelli era um craque refinado.

O vô Carlito, ciente das suas origens – nasceu em Cascatinha, no Rio de Janeiro -, falava de um certo Dida, do Flamengo , mas fazia questão de ressaltar outros candidatos a melhor de todos. Eram craques do passado como Arthur Friedenreich, Araken Patuska, Heleno de Freitas, entre outros tantos e tamanhos.

A escolha era difícil e variava de acordo com a simpatia e a torcida de cada um. Até que na Copa do Mundo de 1958 apareceu aquele garoto franzino de 17 anos e o Brasil conquistou seu primeiro título mundial.

A partir de então, fez a luz.

Ou melhor, fez-se a unanimidade.

Pelé era (e é) o Rei do Futebol.

Na boa, sem querer fazer a apologia dos tempos idos e vividos, não há termo de comparação entre Pelé e os que vieram depois.

Todos sabemos dos seus feitos – e, aliás, as reportagens desta semana, no dia de seu aniversário, rememoram seus 80 anos de vida comprovam bem a inatingível dimensão de “O Atleta do Século”.

De todos os séculos!!!

* Texto escrito originalmente  em 23/10/2015. Fiz uma breve atualização. Minha homenagem ao Rei do Futebol. Parabéns, Edson Arantes do Nascimento. Pelé, primeiro e único.

Ainda nenhum comentário.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *