Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Sete tons de azuis (4)

A grande esperança dos ilheenses repousa no crescimento do turismo [que a cada ano é maior e conta com o apoio interessado e interesseiro do governo colombiano].

Não espere encontrar, na Ilha, o requinte da Riviera Maya, nem a organização da afável Aruba ou o túnel do tempo de Havana (veja antes que acabe). San Andrés tem lá seus encantos que, aliás, você pode conhecê-los, numa boa, alugando um carrinho de golfe (por 30 dólares) e percorrendo os 26 quilômetros que formam o litoral de toda a ilha.

No trajeto, você vai tropeçando em atrações, digamos, rústicas; mas divertidas como a Piscinita, o Olho Soprador, a caverna do Pirata Morgan, o bairro típico de San Luiz, West Will e o Museu que conta um pouco da história da Ilha.

Reserve um dia, para conhecer a Ilha de Johnny Cay, (paradisíaca) e outro, para visitar o que chamam de Aquário e mergulhar (com snorks) entre peixes e arraias gigantes. Não faz bem o meu gênero, mas quase todos gostam.

II.

Sei que o dólar a 3 paus não dá mole à ninguém.

No entanto, se o turistão quiser se arriscar nas ruas comerciais da Ilha pode se dar bem. Especialmente se souber garimpar legal nas áreas de perfumaria, bebidas, eletrônicos, materiais esportivos, malas de viagem e similares.

Os artigos são livres de taxas, mas a conversinha dos vendedores pode confundir na hora de converter o preço de pesos colombianos para dólares e, posteriormente, para real.

Restaurantes e lanchonetes vão na mesma linha. Quase todos modestos, mas corretos nas opções de pratos e, vá lá, no preço.

O cafezinho na rede Juan Valdez, este sim, é imperdível.

III.

Não sei se ficou claro nesta série de textos, não espere luxo e sofisticação na estada que fizer na Ilha de San Andrés.

Eu, particularmente, me senti à vontade por ali. Principalmente quando me sentava à beira do píer e ficava, ali, de bobeira, admirando os sete tons de azuis do mar – verdadeiramente a grande atração do lugar.