Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

106 milhões de eleitores decidem o rumo do País

01. Os brasileiros vão às urnas neste domingo para escolher presidente, senador, governador e deputados federais e estaduais. Em todo o País, são 106 milhões de eleitores. A novidade deste pleito — além da massificação do voto eletrônico — é a data do segundo turno. Se houver necessidade de nova votação (para presidente e/ou governador), será no próximo dia 25 – e não mais no dia 15 de novembro, como firmou a tradição das eleições.

02. Ao longo dos últimos meses, as pesquisas de opinião apontaram como grande favorito para reeleição o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A estabilização da Economia, trunfo da eleição passada, continuou sendo o carro-chefe da campanha atual, apesar das agruras da recessão que tem como principal conseqüência o desemprego em massa. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o segundo na preferência popular. Sua terceira candidatura consecutiva à Presidência baseia-se no combate ao neoliberarismo e às alianças políticas que, no entender do candidato, "entregam o País ao capital estrangeiro". O dissidente Ciro Gomes (PPS) aparece em terceiro nas pesquisas. A tentativa de ser uma terceira via, entre FHC e Lula, embora viável em tese, não decolou por diversos fatores. Desde o desinteresse da mídia, até a falta de uma estrutura partidária em âmbito nacional. Os demais candidatos — inclusive o bombástico Enéas — têm índices irrisórios.

03. Para o Senado, a disputa em São Paulo centralizou-se em três nomes –Suplicy, Oscar Schmidt e João Leite Neto. Suplicy (PT) está na frente e sua reeleição fundamenta-se num trabalho de competente fiscal do Poder Público. O jogador de basquete Oscar é o representante de Maluf na "corrida" para o Senado. Depois de uma temporada como secretário de Esportes em São Paulo, a estréia do atleta nas urnas propõe a disseminação da prática esportiva e o combate às drogas. Já o apresentador de TV, João Leite Neto (PTB), tem como slogan de campanha: "Sou o candidato de FHC ao Senado". É o terceiro nas pesquisas, com larga vantagem sobre o ipiranguista Jooji Hato (PMDB) e o histórico Almino Affonso (PDT).

04. A disputa pelo Governo do Estado, a bem da verdade, está centralizando todas as atenções. Paulo Maluf, Francisco Rossi e Mário Covas embolam-se nas primeiras colocações, com uma margem de vantagem para o candidato do PPB. Tem-se como certa a presença de Maluf no segundo turno. Rossi (PDT) e Covas (PSDB) disputam o segundo lugar num embate repleto de acusações de parte a parte. Marta Suplicy (PT) e Orestes Quércia (PMDB) aparecem a seguir. Pelas características do eleitorado paulista (que sempre oscila na reta de chegada), tudo pode acontecer — inclusive uma surpresa!

05. De qualquer forma, chegamos a 4 de outubro e os brasileiros saberão dar outra lição de civismo e cidadania. Nossa democracia se renova a cada eleição. De nossa parte, Gazeta do Ipiranga trouxe ao longo desses três meses um perfíl de todos os candidatos que poderão representar o bairro na Assembléia, Câmara e Senado. Cumprimos a missão de bem informar. O voto é nossa arma para influir no destino do País. Portanto, com consciência, todos às urnas…