Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O jornalismo e o futuro

Uma pensata sobre o jornalismo hoje.

Permitam-me…

I.

O jornalismo vive um momento de transição em muitos pontos causado pelo imediatismo da informação, pela predominância dos veículos eletrônicos e pela interatividade entre o leitor e quem produz a notícia que o mundo digital disseminou.

II.

Há, inclusive, um novo gênero jornalístico em desenvolvimento – e que chama a atenção dos pesquisadores da área comunicacional: o jornalismo cidadão, participativo.Ou seja, o profissional de Imprensa não é mais o único mediador das demandas sociais. Os avanços tecnológicos equiparam uma grande massa de – outrora apenas – leitores que, dadas as circunstâncias, podem, eles próprios, se transformar em produtores de notícias.

Estão aí os blogs, os twitters e uma penca de engenhocas capazes de informar ao mesmo tempo que também se informam.

III.

Há ganhos e perdas nesses procedimentos.

Não cabe a discussão aqui e agora.

Cabe, sim, entender que as conquistas das novas tecnologias são irreversíveis.

IV.

Quando era diretora de Redação do Diário do Grande ABC, a jornalista Paula Fontenelle visitou uma série de jornais regionais americanos para ver como funcionavam. Descobriu que, na verdade, eram portais noticiosos para onde convergiam as notícias para as diversas plataformas: rádio, TV, impresso e on line. Quem produzia aquelas notícias? Repórteres setoristas que cobriam regiões específicas, municiados de equipamentos afins que sequer iam às redações no horário de fechamento. Ali, na redação, um grupo de jornalistas/editores era o responsável pela finalização das diversas edições em todos os veículos. Na seguinte ordem: on line, rádio, TV e impresso.

V.

É a linguagem dos novos tempos.

Melhor: é a linguagem que os jovens dominam.

VI.

O jornalista não pode esquecer o passado, não pode ausentar-se do presente e, em hipótese alguma, pode temer ou tentar evitar o amanhã, o futuro.

VII.

O caráter e o senso de interesse público continuarão sendo os grandes pilares do bom jornalista. Aliás, como sempre foram. Em qualquer tempo…

FOTO no BLOG: Caio Kenji