Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

O futebol-arte acabou

Posted on

Continuo hoje com nossa conversa de ontem…

O que acontece com o futebol brasileiro? Por que está longe de suas grandes conquistas? Por que não somos mais o que antes fomos, os Reis do Planeta Bola?

Sabemos de cor e salteado que os problemas estruturais pesam – e muito – no contexto. Questões, tipo calendário, dirigentes despreparados, as fajutices da CBF, clubes arrebentados, a ação predatória de empresários, desorganização e cousa e lousa e mariposa, óbvio, são fatores determinantes.

Isto já foi – e é – cantado em verso e prosa em toda e qualquer mesa-redonda que ponha o assunto em pauta.

No meu humilde entender, porém, há dois pontos que raramente ouço tocarem ao discutir o assunto.

A saber:

1 – O futebol que hoje se pratica – e impera no mundo todo, graças à globalização – tem muito pouco a ver com aquele que existia quando éramos os tais.

2 – O jogador de futebol deixou de ser um ‘artista da bola’ para ser um superatleta. E o que é mais grave, especialmente entre os brazucas: deixa de ser um boleiro para tornar-se celebridade. Andar nas altas rodas, bombar nas redes sociais, ditar modinhas e dancinhas, ser referência publicitária, viver num patamar de privilégios, bem distante da dura realidade das disputas das quatro linhas.

Tento explicar.

II.

Amamos o futebol-arte.

Mas, vamos ser sinceros, o futebol-arte acabou, não existe mais.

Os gringos arranjaram um jeito de destruí-lo, simples assim.

Táticas, estratégias, sistemas e muito preparo físico ao longo de anos, décadas, determinaram que, atualmente, o coletivo se sobreponha à individualidade.

Dribles, meneios, improvisos, lances que realcem a genialidade deste ou daquele precisam incorporar, ser parte de um esquema, firmemente, treinado e ajustado durante semanas, meses, anos.

Hoje o futebol à euroupeia é robotizado. Vale-se da ciência, das altas tecnologias, da informação, do tal entrosamento.

Em muitíssimos casos, os técnicos são as estrelas das equipes. São eles os responsáveis pelo ‘repertório de jogadas’ que se vê em campo. Não há espaço dentro das quatro linhas para que o craque se divirta, brinque e faça a diferença. Se não estiver sincronizado com estratégia da equipe, vão chamá-lo de doidivana, irresponsável, individualista.

Claro que bons jogadores, craques diferenciados, são importantes – e aí está, outra modernidade: eles surgem em qualquer parte do mundo, e não unicamente em Terra Brasilis – e decisivos. Mas, precisam estar justapostos em uma estrutura que funcione assim como uma máquina.

III.

Messi é um dos grandes jogadores que vi jogar.

Mas, emblematicamente, penso, é a comprovação do que lhes digo.

Ele se sai maravilhosamente bem no Barcelona porque está amparado, no coletivo, por um sistema de jogo que o faz brilhar.

Na seleção da Argentina, que vive dilema parecido com o nosso a cultivar o futebol de ontem, naufragou em todas as vãs tentativas de mostrar o indiscutível e enorme potencial que possui.

Sei, sei, tem a questão emocional que influi. É outro ponto que pretendo falar mais à frente quando tratar do item 2: os novos boleiros.

Pode ser amanhã.

IV.

Antes de terminar por hoje, faço dois registros:

1 – eu vi Pelé, Garrincha, Didi em ação. Fossem qual fossem os técnicos que os comandavam, continuavam a ser Pelé, Garrincha e Didi. Brilhantes! Na seleção e nos clubes.

2 – Não citei Cristiano Ronaldo por uma razão simples. É o que entendo ser a mais completa tradução do craque do futebol que hoje se pratica. Alia eficiência técnica, força, dedicação e muito treino.

Faz a diferença. Mas, não é um mago da bola.

Ilustração: Futebol Arte, obra de José Antônio Silva/divulgação
1 Response
  • Renato Cavalcanti Serbino
    24, agosto, 2020

    Concordo com TUDO o que foi dito. Entretanto, a completar o que foi dito, entendo que o fim do futebol arte no Brasil teve origem com a disseminação das drogas e da violência que vieram aumentando progressivamente nos últimos 70 anos. Explico.

    Há muitas décadas atrás, a violência nas ruas, de modo geral, era muito menor. Era comum ver residências com jardins e cercas, bem diferente das “fortalezas” em que hoje vivemos, com muros, portões, lanças, concertinas, câmeras, alarmes, cercas elétricas, etc.

    Os pais de antigamente tinham tranquilidade em deixar seus filhos jogarem bola no “campinho” perto de casa ou, quando não permitiam a altamente difundida prática do “futebol de rua”. Não existiam videogames nem a internet e nem todos tinham TV. A quase única diversão da garotada era jogar futebol.

    Era time de camisa contra time sem camisa. Rua de cima contra rua de baixo. O jogo não era adiado por falta de bola. Ao menos uma bola de meia decente aparecia. O destino da humanidade foi diversas vezes decidido nessas verdadeiras “finais de mundiais”.

    Com isso, quando os garotos chegavam aos 14 anos de idade, já eram (sem saber) verdadeiros craques da bola. Jogavam muito em qualquer posição e em qualquer esquema tático. Dominavam TODOS os fundamentos do futebol sem sequer saber o significado da palavra ‘fundamento’.

    Esses garotos iam para as peneiras dos clubes e rapidamente viravam ídolos das torcidas das diversas agremiações espalhadas pelo Brasil. Os clubes era celeiros de craques. Todos os times tinham os seus.

    E os melhores entre os melhores serviam a seleção brasileira. Era lindo.

    Com as drogas e a violência sendo difundidas, o futebol de rua e de campinho aos poucos acabaram. Os jovens passaram a crescer trancados dentro de suas casas distraindo-se com seus videogames e, posteriormente, com a internet e seus “fantasy games” de futebol.

    Aos poucos os craques da vida real deram lugar aos jogadores de futebol virtual. E as poucas escolinhas de futebol que existem ensinam mais força do que técnica.

    Não é raro hoje ver um jogador chegar cheio de deficiências técnicas à titularidade de um time considerando grande.

    Aí começaram a depender cada vez mais do esquema tático para ter sobrevida. E nossos treinadores pouco podem contribuir com isso, pois são iniciantes nessa seara já que até 2 décadas atrás treino tático era quase desnecessário.

    A partir daí, ao ficamos reféns do futebol-força, começou a ficar evidente a falta de estrutura no Brasil para tal. Ficamos completamente obsoletos.

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *