Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Torcedores ou vândalos?

Por Milton Bigucci *

Ou criminosos?

Novamente acompanhamos no último dia 25/03/12, na zona norte da capital paulista, um conflito entre torcedores de clubes de futebol. Agora foi de torcedores do Palmeiras e Corinthians, em um encontro de guerra marcado pela internet para as 10 horas daquele domingo. À tarde haveria o jogo no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Naquele dia morreu um menino de 21 anos de idade, estudante de engenharia civil, assassinado a tiros, a sangue frio, e outros foram internados (dois em estado grave), feridos com paus, fogos de artifícios e barras de ferro. Tudo isso a céu aberto, na rua. E filmado. Na terça-feira, dia 27/03, um dos feridos teve a morte cerebral anunciada pelos médicos.

A polícia se viu impotente para evitar o confronto. Eram mais de 400 pessoas brigando. O problema não é só da polícia como alguns acham. É questão de educação, civilidade e impunidade. No Brasil, há carência de saúde, moradia, infra-estrutura e transporte público, porém, onde é mais óbvia essa carência é na impunidade contra a violência.

O cotidiano da população é conviver com o medo.

* A íntegra do artigo "Torcedores ou vândalos?",
do amigo Milton Bigucci, está na seção Uns & Outros.
Leia!